A interpretação dos KPIs para avaliaçãos de oportunidade de ganhos.
Uma experiência interessante recentemente vivida em uma consultoria que fiz numa empresa de processos discretos. Ao avaliar os KPIs de desempenho da operação produtiva, pude constatar que o OEE (KPI de produtividade) estava acima do benchmark global para o tipo de produção realizada. Busquei no sistema MES da empresa, os dados e informações necessárias para me esclarecer os fundamentos de tal resultado.
Pude constatar que várias das operações apresentavam um ciclo produtivo menor do que o estabelecido como padrão pela engenharia e considerado pelo planejamento para estabelecer o sequenciamento das ordens de produção que atendem os pedidos firmes da carteira comercial.
Ao arguir o Gerente de engenharia, ele me respondeu que tais ganho foram frutos do esforço de sua equipe na racionalização das respectivas operações produtivas. Após atualizar os ciclos produtivos para os novos padrões definidos por tais ganhos, o OEE se mostrou menor, não tão próximo do que seria o benchmark.
Então, para que se evitasse a frustação do gestor e sua equipe, esclareci aos mesmos que esses ganhos que haviam sido obtidos precisavam ser transparentes para as demais áreas de apoio a produção.
Como a de planejamento, que passou a perceber que a capacidade produtiva atual é maior que a anterior devido o ganho de produtividade realizado pela engenharia, o mesmo em relação ao setor de compras e contábil que percebeu um aumento da rentabilidade de fabricação dos produtos que permitiam um melhor fluxo de caixa e maior flexibilidade de negociação e competitividade com o mercado.
Em outras palavras, tinham os reconhecimentos de seu desempenho, mas tais ganhos deveriam ser compartilhados com a organização como um todo e que agora novos ganhos precisariam ser obtidos para assegurar a manutenção da competitividade e rentabilidade da empresa.
A importância de KPIs não deve ser um objetivo em si próprio, mas um elemento de referência para desvelar melhorias a serem obtidas e a mensuração das suas respectivas entregas de valor que poderão ser realizadas.
Por último, recomendei ao CEO que fizesse um reconhecimento e premiação pelo feito da equipe de engenharia e sua divulgação organizacional.
Lembrar que o desafio de melhoria contínua é a certeza de evolução e sobrevivência que uma empresa de manufatura deve perseguir.